Uma das razões pelas quais o gaming no PC ainda sobrevive e até cresce perante a hegemonia das consolas, está relacionada com a sua dinâmica única e impossível de reproduzir. A prova disso mesmo está num “mod” que recentemente se transformou num sucesso tal que até ajudou a catapultar o ARMA II: Combined Operations para o topo da lista dos mais vendidos do Steam, algo que só é mesmo possível no PC.
Chama-se DayZ e coloca-nos num mundo pós-apocalíptico assolado por zombies. Os gamers que também forem fãs da série televisiva “The Walking Dead” devem saber muito bem o que acontece a uma sociedade infestada por mortos vivos, em DayZ nós vamos poder viver a experiência de uma forma brutalmente realista.
- See more at: http://gamingportugal.com/dayz-mod-de-arma-2-transforma-se-num-sucesso/#sthash.KSH28Huk.dpuf
O “mod” é qualquer coisa espetacular e apesar de ainda só se encontrar na fase “alpha” do desenvolvimento, já conquistou inúmeros gamers por este mundo fora. Realista ao ponto de quando morremos não existir qualquer tipo de “checkpoints” e somos obrigados a começar tudo de novo, DayZ é uma experiência surreal que está a ser brilhantemente executada e que oferece tanta autenticidade que é obrigatória para qualquer gamer que esperava ansioso pelo derradeiro videojogo de zombies.
Não é por acaso que o ARMA II: Combined Operations (que inclui o Arma 2 e a expansão Operation Arrowhead) está neste momento no topo da lista dos mais vendidos no Steam. A partir do primeiro momento que começamos a jogar DayZ percebemos logo que se trata de algo muito especial.
- See more at: http://gamingportugal.com/dayz-mod-de-arma-2-transforma-se-num-sucesso/#sthash.KSH28Huk.dpuf
O local chama-se Chernarus, um estado pós-soviético que foi atingido por um vírus desconhecido que dizimou a maior parte da população. Nós controlamos um dos poucos sobreviventes que no meio do caos vai lutando pela sua vida e se tivermos sorte, quem sabe, talvez encontremos outros pelo caminho e possamos estabelecer uma aliança.
O ambiente é tenso, tal como seria na vida real se a dada altura percebêssemos que estávamos sozinhos no mundo. A mecânica de jogo é simples para quem jogou Arma 2, no entanto para quem nunca o jogou será necessário algum tempo de adaptação. Nós começamos com uma mochila; uma arma e algumas munições; um cantil com água; alguma comida enlatada; curativos e pouco mais do que isso. Somos “jogados” para o meio de Chernarus e a partir desse momento começa a nossa luta pela sobrevivência.
O jogo relembra-me por diversas vezes a série “The Walking Dead“, somos obrigados a cobrir distâncias enormes a pé, quando avistamos uma casa ficamos esperançosos mas muitas vezes ao aproximarmo-nos percebemos que no seu interior já não se encontram pessoas mas sim zombies. Ouvimos o barulho dos animais e ao longe os gemidos dos zombies, optamos por não arriscar e decidimos mudar o nosso rumo para evitar deteção.
- See more at: http://gamingportugal.com/dayz-mod-de-arma-2-transforma-se-num-sucesso/#sthash.KSH28Huk.dpuf
DayZ é genial desta forma, é uma experiência envolvente e o que impressiona mais é que estamos a ver este “mod” numa fase inicial! Sim é verdade que de vez em quando conseguir ligar a um servidor é uma autêntica dor de cabeça e sim existe o maldito “lag” e outras falhas, mas também é verdade que mesmo com todas as desvantagens ele consegue proporcionar momentos de gaming notáveis.
O seu realismo brutal impede-o de ser aborrecido, por exemplo quando encontramos alguém numa fase inicial precisamos de ter algum cuidado, não vá ele abater-nos pelas costas na primeira oportunidade que tenha. Se pelo contrário verificarmos que é de confiança, a aventura solitária transforma-se numa aventura de cooperação. Todos lutam pela sobrevivência e para além dos zombies existem os “bandidos” que são jogadores que optaram pelo “lado negro da força“, esses abatem-nos sem piedade e tornam a experiência ainda mais especial.
Precisamos de comer, de beber e de encontrar cada vez mais e melhores armas. Este mod faz-nos jogar um Apocalipse de zombies como ele merece ser jogado. Cada vez que iniciamos uma aventura espera-nos uma experiência diferente, uma história nova com um final imprevísivel. Por exemplo, quando a noite cai temos de recorrer aos “flares” e Chernarus torna-se ainda mais assustador no meio da escuridão total.
A maior parte dos gamers tem partilhado as suas experiências nos seus blogues e websites, portanto aqui vai uma das mais interessantes e divertidas que eu tive:
“Comecei de noite, estava escuro, tão escuro que eu fui obrigado a acender um “flare”. De repente fez-se uma luz vermelha, consegui ver vários metros à minha volta e podia ouvir o mar. Peguei na minha luz e decidi andar alguns metros, ouvia a natureza misturada com sons das trevas, ocasionalmente acelerava o passo. Parei e decidi olhar à minha volta, foi nesse momento que vi à distância outra luz vermelha. Apesar de estar bem lá atrás, no local de onde tinha partido, não hesitei e comecei a correr na sua direcção, pensei que poderia estar alguém por lá, quem sabe, um amigo…Aproximei-me com cautela e detectei outro jogador a rastejar. Depois de uma rápida comunicação formámos uma aliança e iniciámos uma caminhada pela costa em busca de um amigo dele que se tinha perdido. Aproximamo-nos de um armazém à beira da praia, com os nossos “flares” iluminámos o local mas fomos recebidos por quatro zombies sedentos de sangue. Felizmente em terreno iluminado e com as armas carregadas foi fácil abater os monstros. De seguida iniciámos uma procura rápida no armazém, mas não encontramos nada útil. Infelizmente um dos “flares” apagou-se e eu deixei de ver o meu amigo, um certo pânico apoderou-se de mim, eu sabia que depois dos disparos mais zombies surgiriam e sozinho as minhas probabilidades de sobrevivência eram menores…Tentei encontrá-lo porque sabia que ele não me deixaria ali sozinho, por esta altura nós dependíamos um do outro. Subitamente ouvi vários zombies, olhei à minha volta com a escuridão mais uma vez a instalar-se e vi-os à distância. Iniciei de imediato uma fuga, mas enquanto me afastava fui novamente alertado pelo meu amigo. Ele encontra-se perto do armazém numa zona onde já tínhamos estado anteriormente e informou-me para ir lá ter. Voltei para trás e com os zombies ainda no meu encalço acelerei o passo para chegar o mais rápido possível perto dele…A situação tornou-se dramática quando finalmente nos encontrámos. Para além dos zombies que me perseguiam outros três estavam prestes a atacar o meu colega, alguns disparos resolveram o problema até que finalmente saímos dali disparados! Acabámos por sobreviver com alguma sorte e mestria à mistura, continuávamos juntos e mais à frente encontrámos um corpo com munições. Que sorte a minha, eu já só tinha uma bala!Continuámos no meio da escuridão, estávamos felizes e mais confiantes, tínhamos sobrevido a um ataque de vários zombies e sabíamos que se continuássemos juntos seria mais fácil sobreviver…”
Não é possível contar toda a minha aventura, mas tenho impressão que com este pequeno texto já deu para perceber que o potencial de DayZ é enorme!
Para jogarem este mod necessitam de ter o Arma 2 e a expansão Operation Arrowhead instalados. Mais informações de instalação devem ser consultadas no website oficial e nesta página encontram o instalador que faz tudo automaticamente. Se tiverem dúvidas deixem-nas via comentário ou passem pelo fórum e coloquem-nas por lá.
E “por amor à santa“, façam o favor de jogar e apoiar este mod. Ele merece!