quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Fifa 13 VS Pes 13


Enfim, chegaram as mais novas versões dos dois principais jogos de futebol do mercado de games: "FIFA 13" e "Pro Evolution Soccer 2013".
De um lado, a Electronic Arts briga para manter a supremacia no mundo do bate-bola virtual, apostando no refinamento de sua consagrada e elogiada jogabilidade
Enquanto isso, a Konami luta para recuperar o brilho de antigamente, trazendo como principais armas os 20 times licenciados do Campeonato Brasileiro, estádios nacionais e a Copa Libertadores da América.
Rivalidades à parte, seja você um fifeiro ou fã de "PES", é sempre bom saber o que cada game trouxe e qual o resultado das novidades.
Veja abaixo trechos das análises de "FIFA 13" e "PES 2013" que resumem os pontos postivos e negativos de cada um.
"PES 2013" pode não ser o jogo de futebol mais realista do mercado, mas na edição deste ano conseguiu achamar uma forma divertida de representar o esporte:
- Jogar "Pro Evolution Soccer 2013" é um convite à diversão. A franquia encontrou, enfim, um meio termo entre o realismo e o tradicional comprometimento com a diversão graças aos novos controles e cadenciamento definitivo das partidas.
Funções como o controle manual de passe e chute podem até exigir um treino exaustivo, mas quando dominados, adicionam um recurso que promete ser muito usado pelos jogadores mais experientes.
Do outro lado do campo, "FIFA 13" prima por recriar o esporte de maneira absolutamente real, com ajustes finos que só melhoram a experiência:
- O grande trunfo de "FIFA 13" em relação ao ano passado é o ajuste fino na mecânica. Com jogadores mais rápidos em suas arrancadas, o jogo ficou mais dinâmico do que nunca, com dribles frequentes e jogadas ofensivas mais contundentes.
Além disso, a física que surpreendeu no ano passado pelo realismo ganhou mais fidelidade em relação ao domínio de bola dos atletas. Agora, além da bola reagir de maneira diferente devido à força do chute e habilidade do passador, o domínio da gorduchinha por parte do receptor é essencial para decidir o destino da jogada.

Jogando pra torcida
Mais do que nunca, neste ano se viu uma disputa acirradíssima pelo gosto do jogador brasileiro. Cada franquia apostou em novidades exclusivas para conquistar o coração dos fãs.
"FIFA 13", por exemplo, trouxe de volta narração e comentários em português, apostando em famosas figuras globais:
- O trabalho do jornalista Tiago Leifert e o ex-jogador Caio Ribeiro tem graça e personalidade, mas peca por algumas falhas técnicas - os dois mal falam os nomes de jogadores, times e até seleções nacionais e por vezes fica um silêncio longo demais e constrangedor durante as partidas. O trabalho é bom? Sim, mas não será unanimidade nacional e ainda fica atrás do que "PES" apresenta.
A série da Konami já conta há algumas temporadas com narrações e comentários de Silvio Luiz e Mauro Beting, então neste ano investiu no Campeonato Brasileiro. Além de licenciar os 20 times da Primeira Divisão, o "PES 2013" traz estádios nacionaisBrasileiros poderão jogar no Morumbi e Vila Belmiro, ambos com um minucioso trabalho na representação de cada detalhe, desde a arquibancada até as plantas atrás do gol.
:
Apito final
Por caminhos bem diferentes neste ano, cada jogo de futebol consegue brilhar de forma diferente. "FIFA 13" reforçou a excelente mecânica do ano anterior, o que o mantém como um jogo incrível, mas pecou por falta de novidades:
- Ainda é mais realista jogo de futebol da atualidade? Sem dúvidas. Mas se no ano passado o jogo mereceu a nota máxima pela qualidade e inovações sem precedentes, esse ano deixou a desejar pela falta de ousadia e adições que justifiquem a nova versão.
Para fechar, com uma reforma radical na jogabilidade e o acréscimo de muito conteúdo para agradar especificamente o jogador brasileiro, "PES 2013" resgatou o brilho de antigamente e voltou a ser um rival à altura de "FIFA":
- Mais cadenciado, mais realista e muito mais divertido, "Pro Evolution Soccer 2013" enfim, resgatou o passado de glórias da popular franquia que nasceu como "Winning Eleven" e, melhor, recuperou-se a tempo de oferecer um jogo que pudesse disputar com "FIFA" a preferência na atual geração de consoles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário