sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

PES VS FIFA JOGOS DE FUTEBOL


"FIFA 13" ou "PES 2013"? Leia as análises e opiniões do UOL Jogos

O mês de setembro de 2012 foi embora, mas trouxe consigo duas novidades já aguardadas pelos fãs de futebol: os lançamentos das novas edições de FIFA e Pro Evolution Soccer. As duas maiores franquias esportivas da atualidade colocam suas novidades em campo para uma nova disputa.
O maior clássico do esporte bretão eletrônico da atualidade foi iniciado. De um lado, PES tenta retomar o caminho de arcade e deixar de lado a ideia equivocada de se transformar em um simulador; do outro, FIFA continua a pleno vapor como a grande referência quando a ideia é simular no video game uma partida de futebol.
Depois de fazer a análise de FIFA 13 e de Pro Evolution Soccer 2013, nada mais justo do que colocar as novas edições frente a frente. A ideia aqui não é “premiar” a mais bem-sucedida, nem mesmo dizer qual delas deve conquistar o coração dos fãs, mas sim jogar luz sobre alguns itens que podem mostrar o quanto ambas evoluíram (ou não) ao longo do último ano.
Muito além do futebol
Com o passar do tempo, os jogos vão ganhando cada vez mais detalhes visuais que extrapolam o jogo de futebol em si. Itens como movimentação dos atletas, fidelidade com o mundo real e até mesmo as animações de beira de campo estão cada vez mais presentes em ambas as séries.
Os dois games trouxeram ainda mais novidades quando o assunto é itens circundando o campo de jogo, como jogadores se aquecendo em FIFA 13 ou seguranças andando em frente às arquibancadas em PES 2013. Cinegrafistas e fotógrafos “vivos” também dão um toque especial aos dois títulos.
Dá para se dizer que, no quesito animação — aquilo que não interfere diretamente no campo de jogo, mas que torna a ambientação mais próxima da realidade —, os dois games cresceram igual e não devem em nada um para o outro.
Inclusive na parte problemática ambos os games estão parelhos: a animação de torcidas. Aqui, vale um desconto, pois lotar um estádio com 30 mil scripts diferentes atuando para gerar animações individuais é praticamente impossível e, convenhamos, um tanto quanto desnecessário
Bola no pé
Em FIFA 13, a grande novidade quando o assunto é bola no pé é o “First touch”, que torna o domínio da redonda mais imprevisível, dando mais realidade às partidas inclusive com alguns erros deste fundamento. Agora, aquela bola fácil que você recebe rumo às redes nem sempre vai resultar em gol tão facilmente.
O grande benefício do “primeiro toque” é, justamente, dar um bom nível de imprevisibilidade ao game. Isso, dentro de um jogo eletrônico, é sinônimo de nível de desafio aprimorado e mais chances de falha, o que só traz mais realismo e diversão.
Já o PES 2013 inaugurou o recurso “Player ID”, uma espécie de identidade digital de um jogador. Ele está disponível apenas para grandes atletas e faz com que as principais estrelas do futebol mundial ganhem características detalhadas dentro do jogo.
A movimentação em campo de Cristiano Ronaldo, as arrancadas sem deixar a bola escapar de Messi, os sem-pulos de Ibrahimovic ou ainda as fintas de Neymar, tudo isso é reproduzido de forma fiel. Além de outros atletas de linha, grandes goleiros também ganharam ações semelhantes às realizadas na vida real, fazendo PES ganhar alguns pontos no quesito “fidelidade”.
Controle completo
O sistema de dribles de ambas as franquias foi aprimorado. FIFA 13 trouxe o “Complete Dribbling”, que proporciona dribles precisos e uma mobilidade 360°, uma solução ainda mais interessante para duelos um contra um dentro do jogo. No mais, está aqui o já conhecido sistema de dribles e truques com a bola, bem como os chutes precisos tirando-a do alcance do goleiro.
Nesse sentido, PES 2013 foi um pouco além com o “Full Control”, sistema acionado por um botão que permite a você fazer movimentos livres em qualquer direção. Ele garante controle completo sobre a direção para onde você vai mandar uma bola, na hora do passe ou na hora do chute.
Usá-lo para chutes a gol é mais trabalhoso do que simplesmente direcionar o disparo com o controle analógico e você provavelmente vai precisar de algum treino para dominar essa nova possibilidade. Contudo, ao conseguir isso, as opções de chute a gol serão ainda mais amplas, permitindo arremates capazes de surpreender a defesa adversária.
O sistema de dribles em PES 2013 também ganhou novas opções e tornou-se mais plural, digamos assim. Ele serve tanto para iniciantes, que querem a opção de driblar apenas usando o analógico, quanto para veteranos, que desejam truques elaborados com a combinação de botões.
Inteligência artificial
Este é um quesito complicado de se avaliar, pois ambos os games permitem controle do nível de participação e de resposta dos jogadores que você não controla, principalmente o FIFA. De qualquer forma, a sensação é de melhora em ambos os games, e, se comparar com a versão anterior, isso fica mais evidente em PES 2013.
O novo Pro Evolution Soccer traz inovações também para os goleiros, com mais possibilidades de defesas que prometem dificultar um pouco o ato de marcar um tento. É claro que, por se tratarem de jogos eletrônicos, falhas e ações bizarras são mais do que esperadas — não é a toa que a inteligência é chamada de artificial.




Nenhum comentário:

Postar um comentário